terça-feira, 26 de julho de 2011

44 - PRAGMÁTICO



Em 2005, Cláudio e José Marcos cursaram na pós-graduação, em Piracicaba, uma disciplina lecionada pelo professor José Leandro. A avaliação consistia de duas provas, questionários, e um seminário sobre fertilidade e manejo de solos, que deveria ser preparado e apresentado em duplas.
Cláudio e José Marcos formaram uma dupla.
A sistemática, no dia da apresentação, foi a seguinte: cada dupla tinha 30 minutos para sua exposição. Na sequência, outra dupla fazia comentários sobre os pontos fortes do trabalho. Finalmente, o professor José Leandro apontava os pontos de melhoria.
Riccardo e Alíbio foram os primeiros a apresentar o trabalho, e Cláudio e José Marcos foram sorteados para comentar os pontos fortes de ambos. Em seguida, o professor José Leandro começou a descrever os pontos de melhoria. Foram muitas as oportunidades de melhoria. A dupla baixou a cabeça e já estava se conformando com as críticas, quando o professor José Leandro fez o seguinte comentário:
― O trabalho está bom, mas pode melhorar. Eu conheço o potencial de vocês. Vocês são muito pragmáticos...
Nesse instante, parecendo levar um choque elétrico, Riccardo e Alíbio levantaram a cabeça e começaram a cochichar:
― O que é pragmático? ― perguntou Riccardo a Alíbio.
― Não faço a mínima ideia, mas acho que agora ele está ofendendo a gente ― respondeu Alíbio.
Assim, mesmo interrompendo as considerações do professor, Alíbio falou:
― Olha, professor José Leandro, nós estamos ouvindo e aceitando as suas críticas numa boa. Agora, se o senhor começar a nos ofender na frente dos nossos colegas, nós vamos partir para a ignorância.
José Leandro, com ar de quem não estava entendendo a situação, perguntou:
― Do que vocês estão falando? É por causa do pragmático? Eu disse e confirmo, vocês são pragmáticos sim.
Somente após as explicações do professor e de alguns alunos é que Riccardo e Alíbio entenderam que na verdade aquilo era um elogio. A partir daí, não pararam mais de pedir desculpas ao professor. Mas, por via das dúvidas, após as avaliações, foram procurar um dicionário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário