quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

163 - VIVA A GIRAFA

Certa ocasião, Silvio, o supervisor de silvicultura, participou de um curso de capacitação profissional. A coordenadora do evento pediu que cada participante se apresentasse aos demais membros do grupo falando o nome de um animal com o qual se identificasse.
Até aí, tudo bem, mas havia um detalhe: ninguém poderia repetir o nome de um animal. Como eram aproximadamente quarenta participantes, teriam de falar quarenta nomes diferentes de animais.
A coordenadora criou na hora uma sequência para as apresentações e Silvio, por um defeito de sorte, ficou por último. Preocupado, imediatamente criou na mente uma lista de uns dez animais. E como se fosse pura telepatia, alguém sempre se antecipava e sua lista se reduzia de nome em nome. Foi assim em várias rodadas, até que chegou sua vez. Então, o único animal não citado pelos demais, e que lhe veio à mente, foi... girafa.
A coordenadora prosseguiu com sua dinâmica:
― Muito bem. Agora que todos já se manifestaram, quero que cada um de vocês fale pelo menos uma característica do animal escolhido, que coincida com suas atividades.
O primeiro participante foi claro e objetivo:
― Eu falei macaco. O macaco é um animal alegre e brincalhão e eu tento sempre deixar meu ambiente de trabalho mais divertido e animado.
O segundo continuou pelo mesmo caminho:
― Eu falei coruja, que é uma ave muito atenta e observadora. Assim como ela, no meu dia a dia procuro prestar bastante atenção em todos da minha equipe e me preocupo em ouvir as pessoas.
Chegou a vez do terceiro:
― Meu animal escolhido foi a águia, pois ela está sempre no alto, tem uma visão do todo, é ágil e sabe o caminho a seguir.
E assim cada qual foi falando as características do seu animal e justificando sua escolha.
Enquanto isso, Silvio, com o nervosismo em andamento, pensava:
― O que vou falar da girafa?
E a agonia prosseguiu, até que finalmente chegou seu fatídico momento. Ainda sem saber muito bem o que dizer, mas pensando na descrição das crenças da empresa, finalizou com alguma solenidade:
― Bom, eu pensei na girafa, pois ela é uma líder nata, tem espírito de equipe, sabe cultivar os talentos, é super pragmática, tem diálogo aberto, faz alianças com os clientes e fornecedores. Enfim, viva a girafa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário