terça-feira, 9 de agosto de 2011

123 - EMPREGO ESPÍRITA


Esta história pretende nos mostrar como “pequenas confusões” podem, muitas vezes, ser úteis em nossas vidas. Era o início da década de 1990 e Julho Rabboud buscava seu primeiro emprego como auxiliar administrativo, em uma empresa de celulose e papel. O processo seletivo consistia basicamente de uma entrevista com o gerente da área.
No dia marcado, Julho Rabboud chegou bem cedo ao escritório, e a sala de espera já estava lotada de candidatos. Havia pelo menos uns vinte jovens tentando também um emprego. Um a um, os candidatos foram sendo chamados para a entrevista, até que finalmente chegou a vez de Julho. O gerente foi logo perguntando:
― Aqui no escritório nós utilizamos os conceitos de Kardex. Então eu vou direto ao ponto: você conhece algo sobre Kardex?
Nota: Kardex é o nome de um antigo sistema de arquivos com fichas e um armário. No armário, as fichas são colocadas em determinada ordem, por assunto, título, cliente etc.
Não se sabe por que cargas d´água, provavelmente em virtude do nervosismo, Julho confundiu Kardex com Kardec, codificador da Doutrina Espírita. Assim, teve início a seguinte conversa:
― Sim, conheço bastante Kardec. Aliás, na minha casa, meus pais, meus irmãos e eu seguimos os conceitos de Kardec à risca.
― Ah, é? Sua família conhece Kardex?
― Conhece muito. Quase todas as noites, após o jantar, meu pai reúne toda a família para falar sobre os conceitos de Kardec.
― Caramba... Sua família conversa sobre Kardex após o jantar?
― Sim, inclusive minha mãe já me fez ler alguns livros de Kardec.
― Eu não sabia. Existem livros sobre Kardex?
― Claro, eu já li uns três ou quatro livros. Mas existem muitos outros. Se o senhor quiser, posso indicar alguns.
Nesse momento, o gerente interrompeu a entrevista, chamou a secretária e fez a seguinte solicitação:
― Dona Carmem, por gentileza, dispense todos os outros candidatos, pois já encontrei a pessoa que buscava. Este rapaz tem praticamente doutorado em Kardex.
E assim Julho Rabboud conseguiu sua vaga na empresa. É claro que, depois de contratado, ele precisou de vários treinamentos sobre arquivos. Desta vez, sobre o Kardex correto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário