terça-feira, 26 de julho de 2011

33 - CRIAÇÃO DE CANÁRIOS



Houve uma época em que Riccardo Maçanetti resolveu se tornar criador de canários. Começou a criação com uns poucos casais e, de repente, já possuía uma grande quantidade deles em sua residência. Além de ótimo lazer, a criação se tornou também um negócio bastante lucrativo. O único problema era arranjar alguém para cuidar dos pássaros, quando precisava se ausentar.
Certa vez, Riccardo tirou férias e ficou uns 15 dias na praia. Alguns dias antes, porém, quase se desesperou procurando alguém que pudesse cuidar dos canários. Até que encontrou um pobre coitado: o Joca, do planejamento.
― Ah, é muito tranquilo e bem rápido cuidar dos canários ― explicou Riccardo.
― Mas são muitos? ― quis saber Joca.
― Que nada! Deve ter no máximo uns 25 ou 30. Você, mesmo sendo bem lento, não deve gastar mais de uma hora para cuidar de todos eles.
― Nesse caso, tudo bem. Pode viajar sossegado, Riccardo, que eu tomo conta.
No primeiro dia, um sábado, Joca chegou à casa do Riccardo por volta das 8 horas e foi cuidar dos “poucos” canários. Porém, ao abrir a porta da sala, onde eles estavam, levou um susto enorme. Era uma sala de uns 40 m2 com muitas, mas muitas gaiolas penduradas nas paredes, no teto, e espalhadas pelo chão. Joca estimou uns 300 canários. Ao lado da porta de entrada havia um “manual” com várias recomendações para o Joca seguir, como por exemplo: para os filhotes que estão no chão, dar vitamina no bico toda manhã; para as fêmeas da gaiola cinza, dar ovo cozido sem gema; já para as fêmeas da gaiola branca, dar só a gema. Ao todo, eram mais de 50 recomendações.
Joca não acreditou. Levou umas duas horas só para ler e decorar o manual, e quase meio dia para tratar de todos os canários. Nos outros dias, precisou chegar às 4 horas da madrugada, para dar tempo de trabalhar. Foram os 15 dias mais longos da sua vida. Até sonhava com os canários. Finalmente, Riccardo retornou e, com um sorriso maroto, foi se encontrar com Joca:
― Eu não tive escolha. Se dissesse a quantidade exata de canários, você não teria aceitado. Mas agora vem a recompensa, você não vai acreditar. Vou te vender um belo casal de canários pela metade do preço.
― Olha, Riccardo, agradeço a sua “grande generosidade”, mas, do fundo do meu coração, enfia esses canários todos... com gaiola e tudo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário